sexta, 07/05/2021, às 12:05

Atenção, vestibulando: fique atento ao calendário do segundo semestre de 2021 referente aos principais programas de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil

O segundo semestre está chegando e, com ele, algumas datas muito importantes para o futuro de todos os vestibulandos. São muitos os prazos de inscrição que precisam ser lembrados – referentes a três das principais formas de ingresso no ensino superior no Brasil – e, por isso, o CEV Vestibulares vai dar uma boa ajuda para você através deste post. Fique atento!

Sobre o Sistema de Seleção Unificada – SISU 

O SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação através do qual IES públicas oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A classificação (e, posteriormente, a seleção) de cada um depende sempre das notas a serem obtidas no exame.

Assim, ficaram estabelecidas as seguintes datas no segundo semestre para os interessados em participar do SISU: 03 a 06 de agosto – período de inscrição; 10 de agosto – resultado da chamada única; 11 a 16 de agosto – período para matrícula dos selecionados em chamada única. Já no que se refere à lista de espera as datas são as seguintes: 10 a 16 de agosto – prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera; 18 de agosto – disponibilização da lista de espera para as instituições de ensino participantes; 19 de agosto – início da convocação (por parte das instituições de ensino) dos selecionados por meio da lista de espera.

Sobre o Programa Universidade Para Todos – PROUNI 

O PROUNI é um programa que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em

instituições privadas de ensino superior.

Nesse sentido, as datas para os candidatos interessados em garantir uma vaga no ensino superior através do PROUNI são as seguintes: 13 a 16 de julho – período de inscrição; 20 de julho – resultado da primeira chamada; 20 a 28 de julho –  período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino superior, (quando houver); 03 de agosto – resultado da segunda chamada; 03 a 11 de agosto – período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES (quando houver). No que se refere à lista de espera do PROUNI temos as seguintes datas: 17 e 18 de agosto – prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera; 20 de agosto – divulgação da lista de espera para as instituições de ensino; 23 a 27 de agosto – período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Para saber mais a respeito dos pré-requisitos que legitimam a participação do candidato no PROUNI, acesse http://prouniportal.mec.gov.br/ .

Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - FIES

O FIES é um programa de financiamento estudantil direcionado a quem deseja uma vaga em cursos superiores não gratuitos e que têm avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como se trata de um empréstimo, o estudante que se beneficia do FIES terá que lidar com a dívida em sequência ao término do curso.

Logo, esses são os prazos para quem estiver interessado em participar do FIES: 27 a 30 de julho – período de inscrição; 03 de agosto – resultado dos pré-selecionados em chamada única; 04 a 06 de agosto – prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única. Quanto à lista de espera do FIES: 04 a 31 de agosto – período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera. Vale ressaltar que quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera. Por fim, sobre as vagas remanescentes os prazos são: 08 a 10 de setembro – primeiro período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados; 27 a 29 de outubro – segundo período de inscrição somente para candidatos matriculados.

Para saber mais a respeito dos pré-requisitos que legitimam a participação do candidato no FIES, acesse: http://portalfies.mec.gov.br/ .

Comente!