wednesday, 07/10/2020, às 09:10

Quer saber como encarar o adiamento do ENEM de forma mais positiva? O CEV Vestibulares lhe ajuda nessa missão

Com o adiamento do ENEM muitos vestibulandos podem ter experimentado um aumento na carga de ansiedade (que já é sempre muito pesada em ano de vestibular). Mas, como quase tudo na vida, há pontos positivos que podem ser observados no intuito de que esse período de espera se faça também um importante diferencial na sua preparação para as provas que virão em 2021.

Alie a teoria com a prática

Que tal você buscar a melhora dos seus conhecimentos naquelas disciplinas que costumam lhe trazer mais dificuldades? A dica aqui é: lembre-se de traçar um cronograma de estudos. Essa ação é peça-chave para a otimização do seu tempo. Aprofunde-se mais e mais nas teorias e nas resoluções de exercícios relacionados a esses temas que lhe soam mais complexos. Dessa forma, os resultados têm tudo para serem bastante exitosos.

Fique ainda mais por dentro do ENEM

Que tal você se aprofundar ainda mais no estilo de cobrança dos conteúdos praticado no ENEM? Procure as provas anteriores, analise as questões, perceba quais assuntos costumam ser mais cobrados e de que formas eles costumam ser mais cobrados. Através disso certamente você encontrará vários aspectos que precisarão ser levados em consideração no seu cronograma de estudos.

Use a internet ainda mais a seu favor 

Aproveitar esse tempo adicional para assistir aulas on-line, desfrutando de diferentes abordagens acerca dos mesmos conteúdos pode ser algo muito interessante e efetivo para você. Acompanhe o que os professores (em especial, claro, os do CEV – que são sempre muito atuantes nesse contexto) têm produzido em espaços como Youtube e Instagram, buscando, sempre que possível, interagir com eles visando a retirada das suas principais dúvidas sobre os assuntos abordados. No mais, tente fortalecer também seus conhecimentos nas disciplinas que representam alguns dos seus pontos mais fortes, revisando conteúdos de modo equilibrado, sem “atropelos”.

Calma, vai dar certo 

Por fim, uma última e preciosa dica: lembre-se de priorizar também sua saúde mental. Entre um estudo e outro, tente relaxar, escutar uma música, meditar, fazer exercícios físicos, realizar chamadas de vídeo com quem você ama, assistir um filme, escrever uma poesia, enfim... Realize qualquer atividade que possa lhe ajudar a manter a serenidade nesse período tão complicado pelo qual o mundo inteiro está passando. O autocuidado é sempre essencial na vida de todos nós, e se faz ainda mais necessário diante desses contextos tão desafiadores.

Comente!