Saiba como cuidar melhor da sua saúde mental diante das provas que se aproximam e da continuação da pandemia da COVID-19
  sexta, 30/10/2020, às 11:10

Saiba como cuidar melhor da sua saúde mental diante das provas que se aproximam e da continuação da pandemia da COVID-19

Não é segredo para ninguém: 2020 não tem sido um ano nada fácil. A pandemia da COVID-19 (desencadeada pelo novo coronavírus) tem chacoalhado o planeta nos mais diversos sentidos e feito emergir um verdadeiro “mar” de incertezas nas mais diversas frentes. E, nesse contexto, os sonhos e as rotinas almejadas pelos vestibulandos não tinham mesmo como não serem também afetados, não é mesmo? Mas, calma! Tudo isso vai passar. E, quando isso acontecer, você estará mais apto do que nunca a conseguir ao menos uma das tão sonhadas vagas no ensino superior, desde que, claro, você não se deixe abater pelas dificuldades do momento atual. “Como fazer isso?”, você pode estar se perguntando. Então agora o CEV Vestibulares lhe diz.

Respeite seus limites 

Você tem que estudar? Claro que sim. Mas não tem que se pressionar nada “além da conta”. Busque sempre o equilíbrio. Elabore um cronograma de estudos que seja flexível e que possa contemplar tanto aquelas disciplinas nas quais você vai muito bem, como (e especialmente) aquelas com as quais você apresenta uma maior dificuldade no entendimento dos conteúdos. Diversificar as fontes de conhecimento no intuito de que a preparação fique ainda mais completa e dinâmica também é uma ótima pedida.

Selecione melhor as notícias nas quais você se aprofunda

Alimentar a positividade é essencial, ainda mais na conjuntura atual. Busque se aprofundar em notícias que possam lhe dar forças para seguir em frente e descarte na hora aquelas que nitidamente detém um tom mais “amargo” e caótico (sim, acredite! Há muitos fatos positivos acontecendo – como por exemplo várias vacinas promissoras que se encontram em fases finais de testes e que, em breve, serão distribuídas).

Lembre-se de também de reservar horas para relaxamento e descontração 

Reserve um tempo só para você todos os dias. Aprofunde-se no conceito de “autocuidado”. Escute músicas, faça vídeo-chamadas com pessoas que você ama, busque realizar atividades que possam ajudar no fortalecimento da sua espiritualidade, pratique algum tipo de atividade física com frequência, enfim, olhe para você mesmo (a) com um amor cada vez maior.  

SOEP está à disposição de todos os estudantes do CEV Vestibulares 

O Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP – é uma iniciativa do CEV que visa, além da prestação de apoio psicológico, uma orientação profissional e a prestação de um apoio ao desenvolvimento do sistema de relações na comunidade escolar. Diversas atividades são realizadas ao longo de todo ano com foco também nos alunos do 3º ano e do nosso pré-vestibular, de modo que todos possam se sentir cada vez mais à vontade em nossas instalações e, dessa forma, otimizar ainda mais a todo processo de aprendizagem.  

Usufruir de todas essas dicas e, quando oportuno, dos serviços prestados pelo SOEP podem fazer com que essa fase fique menos difícil de ser encarada. Então, “mãos e mente à obra!”. Isso tudo vai passar e, no final das contas, você sairá ainda mais forte de toda essa turbulência.

 

 

Comente!