Saiba como otimizar seus resultados diante dos livros obrigatórios que são cobrados nas provas de língua portuguesa e literatura
  sexta, 30/07/2021, às 16:07

Saiba como otimizar seus resultados diante dos livros obrigatórios que são cobrados nas provas de língua portuguesa e literatura

Não é segredo para ninguém que obras literárias sempre são cobradas nos vestibulares. E que as quantidades dos livros exigidos podem ser bem diferentes de um processo seletivo para outro. Mas muitas vezes passam despercebidos alguns pontos que, se levados em conta, podem facilitar muito o processo de entendimento com relação a essas obras. E, claro, o Blog do Vestibulando vai apresentar os principais agora para você.

Saiba se planejar 

Não, você não vai precisar tentar ler tudo “de uma vez”. O essencial é que haja um planejamento que possa conciliar o tempo que falta para as provas com a quantidade de páginas das obras que deverão ser lidas. Ou seja, a constância é bem mais importante do que a velocidade. Leia todo dia um número “x” de páginas (de preferência focando em um livro por vez) e veja sua produtividade aumentar.

Fique sempre atento 

Além de ficar ligado nos detalhes de cada enredo, é fundamental que se fique por dentro também de todo contexto histórico que envolveu a produção da obra, buscando entender com precisão os pontos de vista que foram explicitados pelo autor de acordo com a conjuntura social na qual ele estava inserido.

Aproxime-se da obra 

Buscar uma identificação com relação ao que se está lendo é outra dica muito boa. Quando há o surgimento de um “vínculo afetivo” com algo que está presente no texto, certamente esse trabalho de análise e leitura poderá ser feito de uma forma muito mais prazerosa e eficiente.

Estudo estratégico 

Resumos e fichamentos (e várias outras técnicas) podem ser também alternativas de grande utilidade para quem almeja fixar pontos cruciais das obras na mente. Nesse sentido, vale lembrar que a memorização é algo bem diferente da famosa “decoreba”. E que o que se visa através das práticas mencionadas é o armazenamento de informações por meio do aprendizado, do entendimento do que está sendo estudado (aspectos esses relacionados apenas ao processo de memorização).

Dê preferência para as melhores edições 

Por fim, se for possível, escolha as edições comentadas das obras! Elas podem fortalecer seu olhar crítico acerca das mesmas e, claro, facilitar também a sua interação com relação aos conteúdos que serão alvos da sua leitura.  

Comente!