sexta, 16/07/2021, às 07:07

Saiba o que deve ser priorizado por você caso os vestibulares do ITA e/ou do IME sejam dois dos seus alvos rumo às aprovações

Não é segredo para ninguém que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e que o Instituto Militar de Engenharia (IME) são donos dos processos seletivos mais desafiadores do país. Dessa forma, os interessados em garantir ao menos uma dessas vagas precisam mergulhar em preparações um tanto mais complexas e específicas com relação as quais todas as dicas que possam ser oferecidas são sempre muito bem-vindas.

De olho no ITA

Ao contrário do que muitos podem pensar, todas as disciplinas tem muita importância no vestibular do ITA, não apenas as exatas. Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, mas é necessário que haja ênfase numa exceção: a língua inglesa (ela detém caráter eliminatório e o candidato precisa acertar ao menos 40% da prova para não ser desclassificado). Já na segunda fase, outra disciplina de fora do mundo das exatas também ganha um quê de protagonismo: a Redação (para se ter uma ideia, ela passa a ter o mesmo peso das provas dissertativas das disciplinas de Matemática e Física, equivalendo a 20% da nota total).

Cuidar da saúde física e mental constitui um ponto também essencial, até porque existe a chamada inspeção de saúde que, por sua vez, representa a terceira etapa de avaliação do referido processo seletivo. Ficar por dentro de tudo que compõe o edital do certame é outra dica bastante importante.

De olho no IME 

Elaborar um cronograma de estudos que contemple tudo que há de mais importante nos âmbitos teóricos das disciplinas representa algo que, claro, precisa ser feito. Mas elaborar um cronograma de estudos que foque ainda mais na prática através principalmente da resolução de questões das provas dos anos anteriores cobradas pela instituição é um fator primordial. Há de se ter muito equilíbrio nesse momento, com horas de estudos bem delimitadas assim como as horas que precisam ser destinadas à manutenção ou mesmo ao fortalecimento do seu bem-estar como um todo, uma vez que seu condicionamento físico também será alvo de avaliação por ocasião de uma das etapas finais.

De olho nos dois 

No mais, a busca pela imersão num método de estudos que seja realmente compatível com suas necessidades, o uso mais regrado de redes sociais e de quaisquer instrumentos que possam ser protagonistas de suas possíveis distrações, a adoção de um local apropriado para que se otimize os resultados a serem obtidos através das suas horas diárias de dedicação, e, dentre outras medidas, a parceria com um preparatório de excelência voltado para provas desse nível como o que é oferecido pelo CEV Vestibulares (através de suas turmas de altíssimo rendimento) certamente lhe colocarão numa trajetória de muito sucesso.  

CEV Vestibulares: certeza da melhor preparação 

Falando da importância de um bom preparatório em meio a todo esse cenário, vale ressaltar que são muitos os alunos do CEV Vestibulares que se tornaram destaques quanto aos desempenhos obtidos por eles diante das provas do IME/ITA ao longo dos anos. E esses resultados, claro, não são frutos do acaso. Além da dedicação pessoal de cada estudante, a estrutura de excelência oferecida por nossa instituição também vem fazendo toda diferença: “Por serem os vestibulares mais difíceis do Brasil, nós buscamos cercar nossos alunos de ferramentas que auxiliem nessa preparação. Biblioteca e materiais exclusivos, salas de estudos amplas e confortáveis, equipe de professores especialistas na preparação para essas provas e monitores experientes, que já fizeram parte de turmas IME/ITA ou já são mestrandos em suas áreas.”, garante o professor e coordenador das turmas de altíssimo rendimento do CEV Vestibulares, Teixeira Neto.

 

Comente!