sexta, 13/11/2020, às 10:11

Saiba quais são alguns dos assuntos mais cobrados no ENEM e reforce ainda mais a sua preparação

Atenção, vestibulando! Você sabe quais são os assuntos que costumam ser mais recorrentes no ENEM? Não? Então se ligue nas dicas que o CEV Vestibulares tem para lhe dar com relação a esse contexto tão desafiador.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Na disciplina de História, assuntos como 2ª Guerra Mundial, 2º Reinado, Governos pós-regime militar e Era Vargas costumam ser muito cobrados. Na de Geografia, questões ambientais, climatologia e urbanização são alguns dos assuntos que merecem um destaque maior. No que se refere à Filosofia, temas como Aristóteles e escola helenística, Racionalismo Moderno, Escola Sofística, Sócrates e Platão são assuntos-base para muitas questões. Por fim, na disciplina de Sociologia, os principais temas são: Cidadania, Cultura e Educação, Capitalismo e Sociologia contemporânea.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A disciplina de Biologia é mais explorada através de temas como Sistema imunitário, Ecossistema e Fundamentos da Ecologia. Ligações químicas, polaridade e forças; reações orgânicas, compostos orgânicos e eletroquímica são os assuntos de Química mais cobrados. Acústica, Energia, trabalho e potência, resistores e calorimetria, por suas vezes, costumam ser alguns dos pontos mais abordados em Física.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

No que se refere à Língua Portuguesa e Literatura, fique ligado (a) em tendências contemporâneas, estrutura e formação das palavras e pontuação. Textualidade, tipos de texto, análise da pessoa, do espaço e do tempo são assuntos muito cobrados com relação à Interpretação de Texto. Esporte e espetáculo, e influência da mídia no corpo geralmente norteiam as questões sobre Educação Física. E por fim, Arte Contemporânea, Arte nos Séculos XV e XVI e Elementos básicos das Artes Plásticas são bases importantes para a disciplina de Arte.   

Matemática e suas Tecnologias

Problemas de 1º e 2º graus, grandezas proporcionais e médias algébricas, porcentagem e Matemática Financeira merecem um tempinho a mais da sua atenção.

Cuidado! Não é “só” isso! 

Saber o que pode ser priorizado é, sim, muito importante. Mas não descuide dos demais assuntos que precisam também ser muito estudados. Fazendo tudo isso certinho, com dedicação e planejamento, você, certamente, estará muito mais próximo da sua aprovação!

Comente!