segunda, 21/09/2020, às 15:09

Você sabia? A partir de 2021 haverá mais uma forma de ingresso no ensino superior. Fique por dentro da novidade

Recentemente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou uma importante novidade para 2021: a implementação de mais uma forma de ingresso no ensino superior que se dará através do que ficou denominado de ENEM Seriado.

Como vai funcionar? 

Essa iniciativa será concretizada através da prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que, por sua vez, sofrerá algumas alterações visando uma melhor adequação frente a seu novo propósito. Ou seja, essa prova que hoje é aplicada a cada dois anos (no 2º, 5º e 9º ano do fundamental e no 3º ano do ensino médio) passará a ser anual, e contará com a participação de estudantes de todos os níveis escolares. Assim, chegando ao fim do ensino médio, os resultados dos últimos três anos serão levados em consideração para compor a nota final que será usada para o ingresso (ou não) do vestibulando em alguma universidade do país.

Em resumo: o estudante que fizer a prova do Saeb no 1º ano do Ensino Médio em 2021 já estará concorrendo a vagas nas IES (instituições de ensino superior) para quando concluir o ensino médio em 2023 (considerando-se, claro, que as provas de 2022 e 2023 também sejam feitas).

Importância em todas as frentes 

Outra boa notícia é que as notas do ENEM Seriado servirão para o PROUNI (Programa Universidade Para Todos) e para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Haverá ainda a possibilidade de utilização das mesmas para o SISU (Sistema de Seleção Unificada), mas isso já dependerá da adesão das universidades (federais e estaduais) ao ENEM Seriado.

Comente!