Você sabia que a pandemia da COVID-19 pode ser cobrada no ENEM? Fique atento às possíveis formas de abordagem acerca desse tema
  sexta, 27/11/2020, às 09:11

Você sabia que a pandemia da COVID-19 pode ser cobrada no ENEM? Fique atento às possíveis formas de abordagem acerca desse tema

A pandemia da COVID-19, sem dúvidas, é o assunto que mais está em evidência no mundo neste ano de 2020. E em virtude da sua enorme relevância dificilmente passará despercebida no ENEM que se aproxima. Mas quais são os aspectos relacionados a esse tema que têm uma probabilidade maior de serem cobrados nas provas? O Blog do Vestibulando espera lhe dar uma “ajudinha” quanto a busca mais eficiente por essa resposta.

Fique atento aos diferentes conceitos que norteiam algumas classificações de doenças quanto aos seus respectivos níveis de abrangência. Ou seja, saiba o que é um surto, uma epidemia, uma endemia e uma pandemia. Esteja por dentro de aspectos relacionados a outras pandemias que marcaram a história da humanidade (tais como a da gripe espanhola, por exemplo). Saiba diferenciar vírus de bactérias e esteja por dentro dos debates acalorados que têm tido as práticas de prevenção e contenção da doença como protagonistas.

Desdobramentos da pandemia 

Outro ponto importante: a pandemia da COVID-19 tem feito com que algumas “portas” de doenças que tinham sido praticamente erradicadas no Brasil possam ser abertas novamente (em virtude de problemas relacionados a déficits nos quadros de vacinação, uma vez que as pessoas estão temerosas em irem aos postos de saúde). Assim, doenças como sarampo e poliomielite podem voltar à tona, dando vida a um contexto que pode vir a nortear algumas questões nas provas.

Outros aspectos muito importantes dizem respeito à crise financeira que se instalou no mundo inteiro por ocasião da pandemia, aos impactos que o isolamento social gerou no sistema educacional (especialmente no âmbito nacional), além das mudanças nas rotinas de trabalhos das mais diversas áreas. Tais desdobramentos vêm sendo apontados até mesmo como alguns dos assuntos possíveis de serem cobrados na Redação.

Prepare-se da melhor forma

Tudo isso (e muito mais!), claro, pode ser abordado de maneira direta ou indireta – em questões referentes a mais de uma disciplina, inclusive – cabendo a você estar bem municiado de informações confiáveis a respeito do tema. Para tanto, busque se inteirar e desenvolver um senso crítico com relação a esse assunto em fontes de credibilidade comprovada a fim de que você não caia nas indesejáveis fake news.

Comente!