Saiba a importância de escrever uma boa redação no vestibular
  quarta, 27/03/2024, às 17:03

Saiba a importância de escrever uma boa redação no vestibular

No cenário bastante competitivo como do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, onde milhares de estudantes disputam vagas concorridas nas melhores instituições de ensino superior, uma habilidade se destaca como fundamental para o sucesso: a capacidade de escrever uma boa redação. Mais do que simplesmente expressar ideias de forma clara e coerente, uma redação bem elaborada pode ser o diferencial que garante sua aprovação.

Uma boa redação no vestibular não se resume apenas a ter uma gramática impecável e um vocabulário extenso, embora esses aspectos sejam importantes. Ela deve ser capaz de expressar ideias de forma organizada e coesa, apresentando argumentos sólidos e bem fundamentados. A capacidade de argumentação é essencial para defender um ponto de vista de maneira convincente. Além disso, uma boa redação demonstra a habilidade do candidato em interpretar textos, gráficos e imagens. Essa capacidade é essencial para compreender e discutir qualquer tema exigido na prova. 

Os principais vestibulares do país costumam avaliar a redação considerando diversas competências, tais como coesão textual, coerência argumentativa, domínio da norma culta da língua, capacidade de argumentação e proposta de intervenção. Portanto, é fundamental estar atento a esses critérios, para que você os desenvolva ao longo da produção do texto.

É preciso praticar

Para desenvolver uma redação de qualidade, é necessário investir em uma preparação adequada, que inclui leitura frequente de variados gêneros textuais, prática de escrita regular e revisão dos próprios textos para identificar os erros, além de assistir aulas em um bom cursinho específico.

No CEV+CPC Vestibulares, o “Sextou de Redação” ganhou o coração dos estudantes. O curso ensina o passo a passo para garantir os 200 pontos da competência 1 e o caminho para a nota máxima em Redação. A primeira aula já está disponível na versão online, com o professor Ageu Jr., que traz dicas sobre o uso da vírgula, crase, colocação pronominal e paralelismo sintático.

Faça aqui sua inscrição!

Comente!