Você sabe qual é a criação inesquecível (que completou mais um ano de vida) do cartunista argentino Quino e de como ela é importante na sua preparação para o vestibular? O CEV Vestibulares lhe diz!
  quarta, 21/10/2020, às 09:10

Você sabe qual é a criação inesquecível (que completou mais um ano de vida) do cartunista argentino Quino e de como ela é importante na sua preparação para o vestibular? O CEV Vestibulares lhe diz!

Ela é inteligente, questionadora, consciente. E no último dia 29 de setembro completou mais uma primavera. No total, já são 56 anos de muito engajamento político e social, embora, na prática, ela permaneça com seus eternos 6 aninhos de muito carisma e sabedoria. Você já sabe de quem estamos falando, não é? Pois é. Mafalda é muito mais do que um simples fruto da imaginação do genial Quino: ela representa um universo de reflexões profundas que, na verdade, constituem parâmetros de utilidade pública.

Como não poderia deixar de ser, as tirinhas que trazem essa pequena sábia como protagonista estão sempre presentes nas principais provas de vestibulares do país (e o ENEM logicamente faz parte desse grupo). Logo, é muito importante que você esteja por dentro dos conteúdos costumeiramente tratados por Mafalda bem como das formas que os mesmos costumam ser explorados nas provas.

Fique por dentro do que faz essa “pequena gigante”

Ela não tem problema algum em enfrentar (com argumentos) adultos autoritários, em se colocar como defensora da democracia, em refletir acerca de muitos problemas sociais e em deixar clara sua completa aversão à sopa. Tudo isso, claro, munida com um estoque inesgotável de um humor fino, rebuscado e muitas vezes irônico. É defensora da liberdade, da empatia e, dentre muitas outras frentes, de inúmeros pontos relacionados ao feminismo e ao seu amor pelos Beatles.

Eterna importância 

As reflexões trazidas à tona por Mafalda são atemporais e, em muitos contextos, mais atuais do que nunca. Lamentavelmente, seu criador, Quino, nos deixou esse ano, mas sua obra com toda certeza será eterna. Então fica a dica: faça um apanhado das questões que trazem essas tirinhas como base (especialmente questões do ENEM) e veja como elas são construídas. Assim você ficará bem preparado para quando se deparar com algo semelhante nas provas que virão pela frente além de aprender sobre temas super relevantes com essa personagem lúdica, fofa, empoderada e absolutamente necessária.    

Comente!